terça-feira, 7 de março de 2017

Quer ser escritor? Escreva.

Você que acompanha este blog deve estar interessado no que ele promete: ajudar você a escrever melhor. Já deve ter ouvido muito que pra ser um bom escritor é preciso ler muito. Não discordo dessa afirmação, mas não é lendo muito que você vai se tornar um bom escritor. É escrevendo muito. E melhorando a escrita a cada frase nova.

Você não acha que assistindo a todos os jogos de futebol transmitidos na TV você vai se tornar um grande jogador profissional, acha? Pois tenho uma novidade para você: se ler muito, também não vai se tornar escritor. Vai se tornar um leitor. Talvez um crítico.

Como toda habilidade no mundo, o aprimoramento vem da prática constante. Quer ter músculos? Exercite-os na academia. Quer aprender inglês? Procure com quem falar em inglês. Quer ser jogador de xadrez? Jogue xadrez. Parece óbvio, mas ficaria surpreso em ver o quanto eu encontro de gente por aí que se acha bom escritor e não sabe concordância, esquece de usar vírgulas e acha a crase uma coisa de outro mundo.

“Mas como vou escrever mais e melhor?” — Você me pergunta.

O seu dia-a-dia está repleto de oportunidades para escrever. Use-as. Duvido que você não passe diversas horas escrevendo no WhatsApp. Ou no Facebook. Um bom começo é abolir as abomináveis e aberrantes abreviações (aliteração proposital para chamar sua atenção) que se costuma usar nas redes sociais. Jogue fora o “vc”, o “td” o “kd”, o “flw”, o “vlw” e outros horrores comuns de se ver por aí. Aproveite o embalo e use pontuação. Construa frases completas. Não fique tentado a responder apenas “S” ou “Sim.” Escreva: “É claro que eu vou à festa. Não a perderia por nada desse mundo.”

Sabe o que vai acontecer quando você fizer isso? Seu teclado vai aprender um novo vocabulário e você pode chegar a escrever mais rápido no celular do que no computador, que não conta com esse recurso. “Hein? Como assim?” Se você ainda não sabe, o teclado do seu celular vai aprendendo com a sua digitação. De onde você acha que vêm aquelas palavras que ele sugere quando você digita as primeiras letras de uma palavra? Por que quando você digita “ca...” ele sugere “casa” ao invés de “calango” ou “capivara”? Porque você digita com muito mais frequência a palavra “casa” do que as outras duas. Esse é só um dos benefícios de se escrever corretamente: ensinar seu telefone a ser verdadeiramente esperto (smart).

Assim como seu telefone, seu cérebro também irá aprender. Com essa prática você começará a cometer menos erros, aprenderá vocabulário e melhorará a capacidade de se fazer entender. E não só na internet!

Além das redes sociais e comunicadores instantâneos, atente-se à forma como escreve na escola ou no trabalho. Vai passar um bilhete para a crush? Capriche na escrita e aumente suas chances de receber um sorriso de volta. Vai deixar um recado para o chefe? Clareza é fundamental.

Lógico que isso não é o suficiente. Como eu disse, é só um começo, mas um bom começo! Para ser escritor (ou jornalista, ou publicitário) você tem de produzir também material da sua área. Escreva contos, escreva slogans, escreva notícias. Procure profissionais experientes da área que possam fazer uma leitura crítica dos seus escritos. Caso não conheça alguém que se voluntarie, saiba que existem profissionais que fazem leitura crítica mediante pagamento. Dependendo do seu caso, pode valer a pena. Pense nisso.

E, finalmente, leia muito. Não deixe de ler. Verá que, aos poucos, a sua leitura ficará mais crítica e você não só aprenderá técnicas usadas pelos seus autores preferidos, mas também encontrará erros e deslizes em coisas que encontra por aí. E não estou me referindo ao cartaz na porta da borracharia, não, mas a manchetes de jornais conceituados e publicidades de artigos caros. Ou você acha que eles também não cometem erros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário